quinta-feira, 14 de março de 2013

O que diferencia um bom e um mau vendedor




7 qualidades do bom vendedor

1- Acreditar na sua proposta e buscar aperfeiçoá-la
Um bom vendedor é bem informado, sabe tudo sobre o produto que vende e não é pego desprevenido por uma pergunta do cliente. Respostas vagas sobre o produto causam uma má, difícil de ser reparada junto ao consumidor. Além disso, o bom vendedor oferece sugestões para que a gerência aprimore a proposta.

2- Ter fome, sede, vontade, tesão e paixão
Um vendedor campeão é um profissional motivado e está preparado para ouvir muitas negativas de clientes. Vender não é uma atividade fácil e depende exclusivamente da força de vontade do vendedor. O grande vendedor tem uma estrutura emocional forte e é um entusiasta da sua ocupação.

3- Valorizar os relacionamentos
Todo bom profissional de vendas é bem relacionado. É preciso cativar o cliente das mais variadas maneiras e começar a formar um capital social em torno do trabalho desenvolvido. O grande vendedor é conhecido pelos clientes como um profissional competente, solícito e, sobretudo, ético.

4- Fazer boas abordagens. A primeira impressão realmente é importante
O momento da abordagem de um cliente é o verdadeiro teste de fogo que separa os grandes profissionais da maioria, no setor de vendas. É preciso carisma para impressionar o cliente. Boa apresentação é fundamental nesta etapa, já que o cliente ainda não conhece o vendedor e se agarrará nessa primeira impressão no ato da compra.

5- Ouvir mais do que falar buscando desenvolver soluções
Para se dar bem, é muito importante expor as qualidades de seu produto, sem ter “tagarela”. É preciso escutar o cliente e conhecer as suas necessidades, para só então saber qual produto lhe oferecer. Apresente soluções que auxiliem o cliente e não insista em empurrar um produto.

6- Ser craque na arte de negociar condições
Ter um bom jogo de cintura é fundamental na hora de negociar condições com o cliente. Flexibilidade é a palavra-chave neste momento. Não é preciso atender exatamente a todas as expectativas dos clientes, mas mostrar boa vontade e disposição para negociar.

7- Preocupar-se com o pós-venda, quando tudo pode ir por água abaixo
Um bom pós-venda é o reflexo da primeira abordagem bem-sucedida. Se um vendedor fez promessas demais sobre seu produto, tem muito a se preocupar com o pós-venda. Aqui o profissional falastrão é desmascarado.


7 defeitos do mau vendedor

1- não acreditar ou desconhecer sua proposta
Não há nada pior do que a falta de conhecimento de um vendedor sobre o produto que vende. Vendedor que não conhece o produto não sabe apresentar as suas vantagens aos clientes e, via de regra, acaba frustrando as expectativas sobre o produto.

2- Ser apático, ter uma atitude conformista em relação ao trabalho
Insegurança é uma palavra constante no vocabulário e comportamento deste tipo de vendedor. Ele é o tipo de profissional que desiste fácil e normalmente tem medo do cliente. Acha que não tem talento para a função e não consegue transmitir confiança. Esse profissional dificilmente sobrevive muito tempo no mercado.

3- Esquecer dos clientes
Essa é uma atitude do profissional que se preocupa apenas com o volume de vendas e, assim que efetua a venda, se esquece do cliente. Essa atitude imediatista pode colocar uma boa primeira abordagem em xeque e estragar uma relação que poderia ser duradoura.

4- Exagerar na primeira abordagem
É preciso passar uma boa impressão no primeiro contato com um cliente, mas isso não se consegue a qualquer preço. É preciso ter cuidado para não parecer artificial e dar ao seu produto qualidade que ele não tem.

5- Ser um tagarela

Falar demais é um dos piores defeitos que um vendedor pode ter. Esse tipo de profissional se preocupa tanto em enumerar as vantagens de seu produto que não se dispõe a ouvir os anseios de seus clientes. A estratégia até pode funcionar num primeiro momento mas quando a venda estiver efetuada um sentimento de arrependimento e indecisão tomará conta do cliente.

6- O vendedor ditador

Esse tipo de vendedor é inflexível e não se coloca à disposição do cliente para negociar e encontrar a melhor forma para o pagamento do produto. Ele não se preocupa em facilitar a vida do cliente e na hora da negociação tem uma postura que beira a insolência.

7- Não se preocupa com o pós-venda
Não existe pós-venda para esse tipo de vendedor. Ele se preocupa apenas em vender e não estabelece uma relação com o cliente. Sua meta é tentar conquistar desconhecidos todos os dias em um mercado cada vez mais difícil. Seu rendimento é muito irregular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário